Pular para o conteúdo principal

Vírus: Ameaças Digitais

Vírus Ameaças Digitais
Vírus Ameaças Digitais

O conceito básico de vírus é que é um programa malicioso desenvolvido por programadores com altos conhecimentos em informática, que infectam o sistema operacional e geralmente fazem cópias de si mesmo, na tentativa de se espalhar para outros computadores.
Existem vários tipos de vírus, são eles:
*Vírus de boot – Ativado quando o sistema operacional é inicializado, como o anti-vírus neste momento não foi totalmente inicializado, o vírus poderá vir a corrompe-lo de modo a “aceitar” estas entradas infectadas, tornando-se uma grande ameaça aos usuários. Um exemplo bem famoso deste tipo de vírus é o Vírus Ping-Pong.

*Time Bomb – Programados para se auto-ativar em algum momento, baseiam o seu tempo de ativação no relógio do máquina em questão. Alguns exemplos conhecidos são Sexta-Feira 13, Michelangelo, Eros.
*Worm – Tipo de vírus criado não necessariamente para danificar o computador, mas com o intuito de se replicarem ao máximo. A principio programadores fazem estes tipos de vírus para medir o potencial de sua propagação. Apesar de geralmente não serem feitos para danificar computadores, muitos podem deletar arquivos em um sistema, enviar arquivos por e-mail. O primeiro e mais conhecido worm da história é o Morris Worm.
*Trojan – Permitem acesso remoto para seu criador, envia dados coletados do computador infectado, para seu criador através da internet. Um exemplo deste tipo de vírus é o Netbus.
*Hijackers – Programas ou scripts que “sequestram” navegadores de Internet. Quando isso ocorre, o hijacker altera a página inicial do browser e impede o usuário de mudá-la, exibe propagandas em pop-ups ou janelas novas, instala barras de ferramentas no navegador e podem impedir acesso a determinados sites (como sites de software antivírus, por exemplo). Exemplo disso é o MyWebSearch.
*Keylogger – A tradução do inglês é “Capturador de teclas”. Ficam escondidos no sistema operacional e capturam tudo que é digitado no computador. Este tipo de programa pode ser usado tanto para questões plácidas como monitorar o que os seus funcionários andam fazendo no horário de trabalho, como para fins maléficos como roubar senhas. Um exemplo desse tipo de programa é o Actual Keylogger.
*Vírus de Macro – Infecta arquivos do Microsoft Office basicamente. São escritos com o auxílio dos próprios programas office e quando os documentos são chamados eles se auto-executam. Uma maneira de fugir deste tipo de vírus é além de ter um bom anti-vírus, desativar as macros destes aplicativos e só ativá-los quando houver necessidade e tiver certeza de que o conteúdo do documento é inofensivo e seguro. Um exemplo deste tipo de vírus é o Concept, primeiro vírus de macro da história.
Os anti-vírus são o melhor meio de combater os vírus. Atualmente existem alguns muito bons como o kaspersky, o Gdata, NOD32.

Os 10 piores vírus foram:
1.Melissa: Foi o primeiro vírus a se propagar por e-mail. Vírus de macro que funciona em ambiente operacional Windows 95/98, infecta documentos do word 97 e 2000. É acionado quando o documento em questão é aberto. Utiliza o Outlook Express como meio de saída, manda e-mails para 50 endereços diferentes contidos na agenda do programa. Dependendo a hora que é acionado, aparecerá uma mensagem na tela “Twenty-two points, plus triple-word-score, plus fifty points for using all my letters. Game’s over. I’m outta here“.
2.ILOVEYOU: Considerado o vírus mais devastador pois 1 a cada 28 e-mails que circulavam pela internet em maio/2000 continham o vírus. É classificado como um worm, capaz de fazer cópias de si mesmo. Inicialmente a sua circulação se deu através de e-mail, o assunto do e-mail dizia que era uma carta de amor de um admirador secreto, o que causava a confusão era o arquivo em anexo que originalmente tinha o nome de LOVE-LETTER-FOR-YOU.TXT.vbs. Entre as principais atividades do vírus ele baixava um arquivo chamado WIN-BUGSFIX.EXE, que ao invés de concertar erros do sistema, roubava senhas e enviava direto para o hacker criador do vírus. Causou aproximadamente US$10 bilhões de prejuízos.
3.Klez: Vírus do tipo worm, foi a praga virtual que mais conseguiu se propagar na história. Quando um computador está infectado pelo vírus, ele envia automaticamente e-mails, sem que o usuário perceba, muda o campo do destinatário “De” para um destinatário que esta na lista de contatos do infectado, e vai mandando para os outros contatos. Por este motivo fica impossível saber da onde veio o vírus.
4.Code Red e Code Red II: Surgiu no verão de 2001, exploravam uma vulnerabilidade do sistema operacional windows 2000 e NT. Foi escrito com o intuito de realizar ataques DDoS (realizar muitos acessos ao mesmo tempo em um determinado host, fazendo com que o mesmo saia do ar) na Casa Branca. O usuário que tiver o computador infectado com este vírus perderá o controle do mesmo e poderá ter suas informações roubadas pelo hacker e até mesmo ter o computador utilizado para realizar crimes. Um tempo após o surgimento do vírus a Microsoft liberou um patch de correção que resolveu a vulnerabilidade.
5.Nimda: Vírus do tipo worm que começou o seu ciclo em 2001. O nome Nimda trata-se de uma anagrama, se invertidas as letras do nome você encontrará a palavra Admin. Vírus com propagação mais rápida de todos os tempos. O seu alvo principal eram os servidores, foi criado para congestionar a internet. Usava vários métodos para se espalhar, um deles o e-mail.
6.SQL Slammer/Sapphire: Lançado em janeiro de 2003, este novo vírus de servidor causou muita devastação por onde passou. Derrubou vários sistemas importantes, entre eles, o serviço de caixa automático do Bank of America , a cidade de Seattle, que sofreu cortes no serviço de atendimento de emergências e a Continental Airlines, que precisou cancelar vários voos devido aos erros no sistema de passagens eletrônicas (em inglês) e de check-in.
7.Mydoom: Vírus do tipo worm que criava porta dos fundos no sistema operacional. O vírus original (existiram muitas variantes), estava programado para iniciar um ataque DDoS, começando em 1º de fevereiro de 2004, o segundo comando faria com que o vírus parasse de se distribuir no dia 12 de fevereiro de 2004. Tempos mais tarde uma variante utilizou os computadores ainda infectados para fazer centenas de requisições a buscadores da internet (inclusive o Google), deixando eles muito lentos e alguns até fora do ar.
8.Sasser: Vírus do tipo worm, que se espalhava de uma maneira diferente. Ao entrar em contato com os computadores vítimas ele instalava o seu código em todos os executáveis que a máquina possuía, e fica a procura de ips para que pudesse atacar mais vitimas.
9.Leap-A/Oompa-A: Lançado em 2006. O primeiro vírus desenvolvido para atacar computadores Mac. Usava o programa iChat para propagar-se nos computadores Mac vulneráveis. Depois de infectado o vírus envia uma mensagem para cada pessoa da lista com um aparentemente inofensivo arquivo jpg.
10.Storm Worm: Vírus do tipo Cavalo de Troia. Detectado pela primeira vez em 2006. Obteve este nome porque uma das mensagens infectadas que enviava tinha como assunto: “230 mortos em temporal na Europa”. Transforma o computador infectado em zumbi, vulnerável ao controle remoto da pessoa responsável pelo ataque.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os Principais Dribles do PES 2012

Próxima Dica 1- Drible de velocidade (speed burst) Quando o Jogador estiver parado, (e com um adversário por perto) segure R2 + R1 + LS (LS= Analógico Esquerdo) 2- Driblar Correndo (Bursting run) Correndo drible (com um um adversário por perto) segure R2 + R1 3- Dando Cortada no Goleiro (Kick Cancel) Pressione Circulo (Bola) ou Quadrado e segure X Quando o jogador for chutar a bola, que o jogador dará o corte no goleiro, ou Pressione triangulo ou X e Segure R1 + R2 quando o jogador for chutar a bola que ele também Dará o corte no goleiro.

Condição Física no PES 2012

Próxima Dica Já faz tempo que no PES a condição física dos jogadores influencia muito. No PES 2012 não seria diferente, é necessário olhar as condições física toda vez que você for iniciar uma partida. Entre em Plano de Jogo pressione R1 isso fará com que apareça as setas de indicação do biorritmo dos atletas virtuais. Mesmo um jogador com o potencial do Cristiano Ronaldo, Leonel Messi entre outros pode ter um dia bem ruim.

Configurar Esquemas Táticos do PES 2012

Configurar Esquemas Táticos do PES 2012  Próxima Dica Marcar melhor: Sabe aquele zagueiro que dar bote o tempo inteiro sem ir de uma vez e levar um "drible"? Pois isso também é possível no PES 2012, corra para a frente do cara com a bola, depois segure X + R2 pra marcar e não deixar ele passar, quando fizer isso, SOLTE E SEGURE rapidamente o R2 sem soltar o X (fique atento pra não perder o tempo de bote), seu jogador vai ameaçar o bote até o momento exato em que ele tiver a distância e o tempo de dar um bote certeiro. Fique ligado na bola, quando ela afastar do pé dele você dá o bote. Se o adversário tiver card de VELOCISTA, DRIBLE VELOZ ou MALANDRO, CUIDADO! Use 2 marcadores e nunca dê o bote. Para isso, fique você na cobertura segurando só o R2 e deixe seu segundo marcador dar o bote, porque ele vai levar o "o drible" e você vai recuperar a bola, mas para isso você deve ficar ligado demais. Tem que treinar muito pra se acostumar, porque não é fáci