terça-feira, 29 de novembro de 2011

Criar um boletim informativo usando o Publisher

A sua empresa possui um modo consistente de acompanhamento de clientes? Se não possuir, considere a opção de imprimir e enviar um boletim informativo promocional. Preencha-o com informações e dicas relevantes e informações interessantes sobre a sua empresa e você terá uma excelente ferramenta para ajudá-lo a estabelecer e melhorar os relacionamentos com clientes. O Microsoft Publisher pode ajudá-lo a criar e fazer o layout do boletim informativo, além de possuir ferramentas para ajudá-lo a enviá-lo aos seus clientes.

1. Planejando
Para garantir que a sua publicação será econômica e terá o maior impacto possível, comece determinando o principal objetivo do seu boletim informativo.
Você pode escolher concentrar-se em atualizações, como informações sobre novos produtos e as últimas ofertas. Como alternativa, você pode criar familiaridade com a sua empresa, através de artigos apresentando funcionários ou os seus processos internos.
Outra estratégia eficaz é fornecer informações de "valor agregado" que estejam relacionadas à sua empresa, como conselhos técnicos, dicas sobre as tendências de mercado e informações sobre regulamentações jurídicas.
Após determinar o seu propósito, considere alguns recursos regulares. Isso dará ao seu boletim informativo uma aparência consistente e fará com que os leitores saibam o que esperar.
2. Escolha o seu layout e design
Um bom design ajuda a passar a sua mensagem. Se você não tem o tempo ou as habilidades para criar o seu próprio design, vale a pena escolher um dos vários designs pré-formatados do Publisher.
Se você escolher um dos designs do Publisher, use-o consistentemente para garantir que todo o seu material possua a mesma aparência. Isso irá proporcionar uma imagem harmoniosa da empresa.
Para usar o layout e os designs do Publisher e começar o seu boletim informativo siga as dicas abaixo:
1. Abra o Publisher e escolha Novo segurando Ctrl+O no menu Arquivo
2. Clique em Publicação para Impressão
3. Escolha Boletins Informativos.
4. Role pelas opções e selecione um design.
Agora você já pode usar o painel Opções de boletim informativo no canto esquerdo da tela para definir as outras opções, como o número de colunas, o esquema de cores e o esquema de fontes.
Para facilitar o envio do seu boletim informativo quando estiver pronto, escolha a opção para incluir o endereço do cliente. Isso significa que o boletim informativo pode ser colocado diretamente em um envelope com janela, sem a necessidade de rótulos adicionais de endereço.
3. Adicione texto e fotos ao seu boletim informativo
Após escolher o design, as cores e o layout do seu boletim informativo, agora você precisa acrescentar o texto e as fotos que deseja incluir.
De modo geral, você só pode começar a digitar texto após clicar em uma caixa de texto. Essas caixas de texto já estarão presentes se o Publisher criou o layout para você, mas é possível adicionar as suas próprias caixas de texto se quiser.
Para criar uma caixa de texto, clique no botão Caixa de Texto, clique e arraste para desenhar a caixa de texto. Quando a caixa de texto tiver alças brancas em torno dela (isso significa que está selecionada), você pode digitar o seu texto.
Formate o seu texto clicando e arrastando-o e escolhendo a opção apropriada a partir da Barra de ferramentas de formatação.
Clique e arraste para redimensionar ou mover a caixa de texto.
O Publisher terá inserido algumas fotos de exemplo no seu boletim informativo. Para alterá-las, primeiro selecione a foto (para isso, podem ser necessários dois cliques separados com o mouse) e, em seguida, clique com o botão direito do mouse. A partir do menu exibido, escolha Alterar Imagem.
4. Trabalhar com várias páginas
Você pode não perceber no início quanto espaço o seu texto e fotos irão tomar. Pode ser necessário aumentar o número de páginas. Lembre-se, se você ultrapassar uma folha, será necessário aumentar em números pares e pensar se será necessário grampeá-las ou imprimi-las em papel grande e dobrá-las.
Exiba o seu boletim informativo na tela e vá para o menu Ferramenta. Escolha Mala Direta e Catálogo e, em seguida, Mesclagem de Catálogo. O Assistente de Mala Direta e Mesclagem de Catálogo de cinco passos é iniciado no painel de tarefas na lateral da tela.
1. Verifique se a opção Mala Direta está selecionada e avance para o próximo passo Próxima: Selecionar fonte de dados.
2. Escolha a sua fonte de dados - isso é o local onde estão armazenados os nomes e endereços de seus clientes. Avance para o próximo passo.
3. Dentro da sua publicação, clique na caixa de texto onde deseja que o nome e o endereço de seu cliente sejam exibidos. Clique na opção Bloco de endereço para inserir o nome e o endereço. (Para garantir que o Publisher pegou os nomes e endereços corretamente, clique no botão Coincidir Campos para fazer a correspondência entre os títulos da sua fonte de dados.)
4. Mova-se através dos dados usando os botões no painel de tarefas para visualizar a sua publicação e avance para o passo final.
5. Você pode usar a opção Imprimir no painel de tarefas para imprimir uma cópia da sua publicação para cada cliente.

Nenhum comentário: