Access |
O Access trata os registros de diferentes tabelas como duplicatas somente se houver uma correspondência de valores em todos os campos selecionados. Por exemplo, se você incluir os campos Nome da Empresa, Cidade, Endereço, Telefone e Fax na consulta, os valores de todos os cinco campos deverão ser correspondentes para que o Access trate um registro como uma duplicata.
As etapas desta seção explicam como alterar a consulta da seção anterior para mostrar todos os registros da tabela Clientes e somente os registros exclusivos da tabela Compradores.
OBSERVAÇÃO Não é possível editar os dados retornados por uma consulta união. Para editar ou excluir dados, abra as tabelas de base no modo Folha de Dados.
Modificar a consulta
1. Abra a consulta que foi criada na seção anterior.
2. Na guia do documento da consulta, clique em Modo SQL para ver a instrução SQL.
3. Exclua os campos [Telefone] em ambas as instruções SELECT.
4. Exclua a palavra ALL após a palavra UNION. Isso fará com que a consulta ignore os registros duplicados da tabela Compradores. A instrução SQL ficará assim:
SELECT [Nome da Empresa], [Endereço], [Cidade], FROM [Clientes]
UNION SELECT [Nome], [Endereço], [Cidade], FROM [Compradores]
ORDER BY [Nome da Empresa];
5. Clique em Executar para executar a consulta e exibir os resultados no modo Folha de dados.
Se você usar os dados de exemplo da seção anterior, a consulta retornará 14 registros em vez de 18.
MOSTRAR SOMENTE OS REGISTROS DUPLICADOS LOCALIZADOS EM AMBAS AS TABELAS
Você usa uma junção interna para consultar somente os valores correspondentes de duas tabelas. Se você não tem experiência com o Access, uma junção interna é uma operação que vincula as linhas de duas ou mais tabelas somente quando há uma correspondência entre os valores dos campos associados.
A junção interna é criada construindo uma consulta seleção que inclua ambas as tabelas e, em seguida, criando uma relação entre os campos que contêm os valores duplicados. Por padrão, o Access cria uma junção interna quando a relação é criada.
OBSERVAÇÃO Não é possível editar os campos ou linhas retornados por uma consulta seleção que possui uma junção interna. Para editar os dados, abra as tabelas de base e altere os valores em cada tabela.
Comentários