A seguir, há respostas para algumas dúvidas comuns sobre as versões de 32 bits e 64 bits do Windows.
Windows 32 e 64 bits |
Qual é a diferença entre as versões de 32 bits e de 64 bits do Windows? Os termos 32 bits e 64 bits se referem à maneira como o processador de um computador (também chamado de CPU) processa informações. As versões de 32 bits e 64 bits do Windows foram desenvolvidas para uso em computadores com processadores de 32 e 64 bits, respectivamente.
As versões de 64 bits do Windows podem utilizar mais memória que as versões de 32 bits do Windows. Isso ajuda a reduzir o tempo despendido na permuta de processos para dentro e para fora da memória, pelo armazenamento de um número maior desses processos na memória de acesso aleatório (RAM) em vez de fazê-lo no disco rígido. Por outro lado, isso pode aumentar o desempenho geral do programa.
Como saber se o meu computador está executando a versão de 32 ou de 64 bits do Windows?
Para confirmar se o computador está executando em 32 ou 64 bits Windows, faça o seguinte:
1. Para abrir Sistema, clique no botão Iniciar, em Painel de Controle, em Sistema e Manutenção e, depois, em Sistema.
2. Em Sistema é possível exibir o tipo de sistema.
Meu computador de 32 bits pode executar uma versão de 64 bits do Windows?
Para executar uma versão de 64 bits do Windows, o computador deve ter um processador de 64 bits. Para usufruir da capacidade adicional ao utilizar a memória nas versões de 64 bits do Windows, é preciso ter no mínimo 4 GB de RAM instados no computador.
Além disso, será necessário ter drivers de 64 bits para o hardware e certificar-se que os programas serão executados em um ambiente Windows de 64 bits. Os drivers de dispositivos de 32 bits não funcionam em computadores que executam versões de 64 bits do Windows. Quando se tenta instalar um hardware que só tem drivers de 32 bits disponíveis, esse hardware não funciona corretamente nas versões de 64 bits do Windows. Da mesma forma, os programas que tentam instalar drivers de dispositivos de 32 em versões de 64 bits do Windows apresentarão erros. Para obter informações sobre a atualização de drivers e sobre a solução de problemas relativos a drivers de dispositivos das versões de 64 bits do Windows, entre em contato com o fabricante do hardware ou do software.
Para descobrir a velocidade do processador do computador, faça o seguinte:
1. Para abrir Sistema, clique no botão Iniciar, em Painel de Controle, em Sistema e Manutenção e, depois, em Sistema.
2. Em Sistema, você pode exibir o tipo e a velocidade do processador.
Posso atualizar de uma versão de 32 bits do Windows para uma versão de 64 bits do Windows?
Não. Se você estiver executando uma versão de 32 bits do Windows, só poderá executar uma atualização para outra versão de 32 bits do Windows. Da mesma maneira, se você estiver executando uma versão de 64 bits do Windows, só poderá executar uma atualização para outra versão de 64 bits do Windows.
Para mudar da versão de 32 bits do Windows para a versão de 64 bits do Windows, faça backup dos arquivos e execute uma instalação limpa da versão de 64 bits do Windows.
Posso executar programas de 32 bits em um computador de 64 bits?
Muitos programas desenvolvidos para um computador que executa uma versão de 32 bits do Windows funcionarão em um computador que executa versões de 64 bits do Windows sem alterações. Porém, em alguns casos, pode haver diferenças de desempenho. Quando um programa de 32 bits utiliza drivers incorporados, os drivers podem não funcionar no ambiente de 64 bits. Se você tiver um computador de 64 bits, será melhor executar programas desenvolvidos para serem executados em um computador de 64 bits.
Qual é o benefício de usar um computador de 64 bits?
Um computador de 64 bits pode processar o dobro de informações que um computador de 32 bits, e pode ter muito mais memória RAM. Isso faz de um computador de 64 bits uma boa opção se você trabalhar com vídeos, pesquisas em grandes bancos de dados ou jogos e outros programas que requerem cálculos complexos e muita memória. Porém, um computador de 32 bits funciona muito bem para a maioria dos programas. Por exemplo, programas de planilha eletrônica, navegadores da Web e processadores de texto serão executados na mesma velocidade em um computador de 32 bits ou em um de 64 bits.
Os programas que executam versões de 64 bits do Windows terão melhor desempenho quando houver drivers e programas de 64 bits disponíveis. Os tipos de programas abaixo poderão ter um melhor desempenho em versões de 64 bits do Windows:
· Software de CAD (Computer Aided Design)
· Programas para edição de fotos e vídeos
· Programas de jogos e outros que exijam cálculos complexos
· Programas de acesso a banco de dados e que funcionam com grandes bancos de dados
· Programas para gravação e análise de vídeo que salvam grandes quantidades de dados na memória
Se estiver executando uma versão de 64 bits do Windows, precisarei de drivers de 64 bits para meus dispositivos?
Sim e não, mas todos os dispositivos de hardware precisam de drivers de 64 bits para funcionar em uma versão de 64 bits do Windows. Além disso, alguns programas de 32 bits podem usar drivers incorporados de 32 bits, causando um possível funcionamento inadequado dos programas.
Fonte: Microsoft
Comentários