Pular para o conteúdo principal

Serviço de Mensagens Curtas (SMS)

SMS, Mensagens Curtas


Serviço de mensagens curtas (em inglês: Short Message Service, SMS) é um serviço disponível em telefones celulares (telemóveis) digitais que permite o envio de mensagens curtas (até 255 caracteres em GSM e 160 em CDMA) entre estes equipamentos e entre outros dispositivos de mão (handhelds), e até entre telefones fixos (linha-fixa), conhecidas popularmente como mensagens de texto. Este serviço pode ser tarifado ou não, dependendo da operadora de telefonia e do plano associado.
SMS originalmente foi projetado como parte do GSM (Sistema de comunicação móvel global) padrão digital de telefone celular, mas está agora disponível num vasto leque de redes, incluindo redes 3G.
Já se discute e planeja-se sua evolução através do MMS (Serviço de mensagens multimídia). Com o MMS, os usuários podem enviar e receber mensagens não mais limitados aos 160 caracteres do SMS, bem como podem enriquecê-las com recursos audiovisuais, como imagens, sons e gráficos.

O termo Torpedo é utilizado no Brasil, por conta da velocidade com que entra no celular, para designar o nome das mensagens escritas que são enviadas para o celular, como SMS e MMS.

História
O conceito foi inventado pelo engenheiro finlandês Matti Makkonenh, em meados da década de 1980. A idéia surgi na conversa formal com dois colegas, em uma pizzaria em Copenhagen, em 1984. À época, nem guardou os documentos originais e nem se preocupou em patenteá-la. Veio a receber, em 2008, o Prêmio de Inovação pela paternidade do invento, outorgado pela revista The Economist.
O primeiro SMS foi enviado em dezembro de 1993 de um computador pessoal (PC) a um telefone celular na rede da GSM de Vodafone no Reino Unido.

Detalhes técnicos
Vulnerabilidades
O Sistema Global para Comunicações Móveis (GSM)), com o maior número de usuários no mundo todo, sofre de várias vulnerabilidades de segurança. No GSM, apenas o tráfego aéreo entre a estação móvel (MS) e a estação base (BTS) é criptografada opcionalmente com uma cifra de fluxo fraca e quebrada (A5/1 ou A5/2).
A autenticação é unilateral e também vulnerável. Há também muitas outras deficiências vulnerabilidades de segurança. Tais vulnerabilidades são inerentes ao SMS como um dos serviços mais superiores e bem usados, com uma vulnerabilidade global nas redes GSM. A troca de mensagens por SMS tem algumas vulnerabilidades de segurança extras devido a sua funcionalidade de armazenar e encaminhar, e o problema de SMS falso que pode ser enviados através da Internet. Quando um usuário está em roaming, o conteúdo SMS passa através de diversas redes, talvez incluindo a Internet, sendo exposto à várias vulnerabilidades e ataques. Outra preocupação surge quando um adversário obtém acesso a um telefone e lê as mensagens anteriores desprotegidas.
Em Outubro de 2005, pesquisadores da Pennsylvania State University publicaram uma análise das vulnerabilidades em redes de celular com capacidade de SMS. Os pesquisadores especularam que os atacantes podem explorar a funcionalidade aberta destas redes para interrompê-las ou fazê-las falhar, possivelmente em uma escala nacional.

MMS.
Serviço de mensagens multimídia 
Exemplo de uma mensagem MMS.

Serviço de mensagens multimídia (português brasileiro) ou Serviço de mensagens multimédia (português europeu) (do termo inglês multimedia messaging service ou ainda o acrônimo MMS) é uma tecnologia que permite aos telemóveis enviar e receber mensagens multimédia. O MMS é uma evolução dos SMS que implica a evolução da rede celular tradicional (GSM) para UMTS.
Com o MMS, os usuários poderão enviar e receber mensagens não mais limitados aos 160 caracteres do SMS, bem como poderão enriquecê-las com recursos audiovisuais, como imagens, sons e gráficos.
O MMS foi criado para tirar proveito das tecnologias 2,5G e 3G e obviamente espera pegar carona na popularidade do SMS, principalmente na Europa e Ásia. Alguns analistas acreditam que a migração do SMS para o MMS terá impacto tão grande no mercado de telefonia móvel quanto a transição do DOS para o Windows no mundo dos PCs.
A evolução do SMS para o MMS deverá ser gradual, com funcionalidades sendo adicionadas à medida que o mercado as absorve. Para as operadoras, o MMS será mais uma fonte de receitas, não apenas pelo maior número de bits transmitidos por mensagens, mas pela possibilidade de criação de serviços diferenciados de maior valor agregado.
Em Portugal, os três operadores móveis licenciados já utilizam esta tecnologia. No Brasil, todas as operadoras móveis já disponibilizam este serviço, tanto as GSM,TDMA como CDMA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os Principais Dribles do PES 2012

Próxima Dica 1- Drible de velocidade (speed burst) Quando o Jogador estiver parado, (e com um adversário por perto) segure R2 + R1 + LS (LS= Analógico Esquerdo) 2- Driblar Correndo (Bursting run) Correndo drible (com um um adversário por perto) segure R2 + R1 3- Dando Cortada no Goleiro (Kick Cancel) Pressione Circulo (Bola) ou Quadrado e segure X Quando o jogador for chutar a bola, que o jogador dará o corte no goleiro, ou Pressione triangulo ou X e Segure R1 + R2 quando o jogador for chutar a bola que ele também Dará o corte no goleiro.

Condição Física no PES 2012

Próxima Dica Já faz tempo que no PES a condição física dos jogadores influencia muito. No PES 2012 não seria diferente, é necessário olhar as condições física toda vez que você for iniciar uma partida. Entre em Plano de Jogo pressione R1 isso fará com que apareça as setas de indicação do biorritmo dos atletas virtuais. Mesmo um jogador com o potencial do Cristiano Ronaldo, Leonel Messi entre outros pode ter um dia bem ruim.

Configurar Esquemas Táticos do PES 2012

Configurar Esquemas Táticos do PES 2012  Próxima Dica Marcar melhor: Sabe aquele zagueiro que dar bote o tempo inteiro sem ir de uma vez e levar um "drible"? Pois isso também é possível no PES 2012, corra para a frente do cara com a bola, depois segure X + R2 pra marcar e não deixar ele passar, quando fizer isso, SOLTE E SEGURE rapidamente o R2 sem soltar o X (fique atento pra não perder o tempo de bote), seu jogador vai ameaçar o bote até o momento exato em que ele tiver a distância e o tempo de dar um bote certeiro. Fique ligado na bola, quando ela afastar do pé dele você dá o bote. Se o adversário tiver card de VELOCISTA, DRIBLE VELOZ ou MALANDRO, CUIDADO! Use 2 marcadores e nunca dê o bote. Para isso, fique você na cobertura segurando só o R2 e deixe seu segundo marcador dar o bote, porque ele vai levar o "o drible" e você vai recuperar a bola, mas para isso você deve ficar ligado demais. Tem que treinar muito pra se acostumar, porque não é fáci