Pular para o conteúdo principal

O que é um Trojan?

O Cavalo de Tróia ou Trojan Horse é um tipo programa malicioso que podem entrar em um computador disfarçados como um programa comum e legítimo. Ele serve para possibilitar a abertura de uma porta de forma que usuários mal intencionados possam invadir seu PC.

Por que ele tem esse nome?
Trojan, Cavalo de Troia

Seu nome surgiu devido à história da guerra de Tróia e que culminou com a destruição desta. O cavalo de Tróia, um grande cavalo de madeira, fora supostamente oferecido como um pedido de paz por parte dos gregos. Sendo um presente para o rei, os troianos levaram o cavalo para dentro das muralhas da cidade.
Durante a noite, quando todos dormiam, este revelou-se uma armadilha e os soldados gregos que se escondiam dentro da estrutura oca de madeira do cavalo saíram e abriram os portões para que todo o exército entrasse e queimasse a cidade.

Assim como na história, um Trojan se passa por um programa que simula alguma funcionalidade útil quando de fato ele esconde um programa que pode causar malefícios aos computadores e seus usuários, como abrir portas e possibilitar invasões ou roubar senhas de usuário. A principal forma de propagação destes é pela internet, onde são oferecidos como ferramentas com funções úteis – ou até mesmo vitais – para os computadores.
Os dois tipos mais comuns de Trojans são os Keyloggers (que normalmente são utilizados para roubar senhas) e os Backdoors (arquivos que possibilitam aberturas de portas para invasão). Diferente dos Vírus e Worms, eles normalmente não se auto copiam, não necessitam infectar outros programas para executar suas funções: eles são autônomos necessitando apenas ser executados, costumam instalar-se com arquivos que quando apagados podem gerar perda de dados.
Como eles são menos limitados podem ser potencialmente mais perigosos e as vezes não são identificados como ameaças. Assim, como uma forma de prevenção, arquivos executáveis desconhecidos ou de origem duvidosa, ainda que não sejam acusados como ameaças pelos antivírus, devem ser executados com cautela.

Algumas medidas de prevenção:
Uma medida de segurança simples porém eficaz é tomar cuidado com arquivos executáveis vindos de terceiros. O ideal seria utilizá-los somente quando se tem certeza de sua procedência, para evitar incômodos futuros.
E, como via de regra, é sempre recomendado manter um bom anti-vírus instalado e sempre em dia com as atualizações. Alguns exemplos: Kaspersky, NOD32, Panda Anti-Virus, Norton, entre outros. E existem ainda ferramentas um pouco mais específicas como o Trojan First Aid Kit e oAnti Trojan Elite, por exemplo. Na seção de anti-vírus do Baixaki você poderá encontrar muitas destas ferramentas disponíveis para download.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os Principais Dribles do PES 2012

Próxima Dica 1- Drible de velocidade (speed burst) Quando o Jogador estiver parado, (e com um adversário por perto) segure R2 + R1 + LS (LS= Analógico Esquerdo) 2- Driblar Correndo (Bursting run) Correndo drible (com um um adversário por perto) segure R2 + R1 3- Dando Cortada no Goleiro (Kick Cancel) Pressione Circulo (Bola) ou Quadrado e segure X Quando o jogador for chutar a bola, que o jogador dará o corte no goleiro, ou Pressione triangulo ou X e Segure R1 + R2 quando o jogador for chutar a bola que ele também Dará o corte no goleiro.

Condição Física no PES 2012

Próxima Dica Já faz tempo que no PES a condição física dos jogadores influencia muito. No PES 2012 não seria diferente, é necessário olhar as condições física toda vez que você for iniciar uma partida. Entre em Plano de Jogo pressione R1 isso fará com que apareça as setas de indicação do biorritmo dos atletas virtuais. Mesmo um jogador com o potencial do Cristiano Ronaldo, Leonel Messi entre outros pode ter um dia bem ruim.

Configurar Esquemas Táticos do PES 2012

Configurar Esquemas Táticos do PES 2012  Próxima Dica Marcar melhor: Sabe aquele zagueiro que dar bote o tempo inteiro sem ir de uma vez e levar um "drible"? Pois isso também é possível no PES 2012, corra para a frente do cara com a bola, depois segure X + R2 pra marcar e não deixar ele passar, quando fizer isso, SOLTE E SEGURE rapidamente o R2 sem soltar o X (fique atento pra não perder o tempo de bote), seu jogador vai ameaçar o bote até o momento exato em que ele tiver a distância e o tempo de dar um bote certeiro. Fique ligado na bola, quando ela afastar do pé dele você dá o bote. Se o adversário tiver card de VELOCISTA, DRIBLE VELOZ ou MALANDRO, CUIDADO! Use 2 marcadores e nunca dê o bote. Para isso, fique você na cobertura segurando só o R2 e deixe seu segundo marcador dar o bote, porque ele vai levar o "o drible" e você vai recuperar a bola, mas para isso você deve ficar ligado demais. Tem que treinar muito pra se acostumar, porque não é fáci