Pular para o conteúdo principal

O que é Cooler?

Os computadores estão a cada dia mais eficientes, potentes e poderosos. Se compararmos as máquinas desenvolvidas há dez anos, são visíveis as diferenças entre as atuais e os dinossauros de uma década. Desde o tamanho, até a qualidade dos programas é uma prova de que os computadores evoluem na velocidade da luz. Com tanta tecnologia de processamento, é inevitável que os componentes do PC trabalhem cada vez mais rápido. Esta crescente rapidez faz com que a máquina trabalhe mais e, conseqüentemente, produza mais calor.

Para que o calor excessivo produzido no interior do computador não queime ou prejudique o funcionamento dos seus componentes, é necessário haver o resfriamento dos mesmos. Portanto, o cooler serve para eliminar o calor gerado pelo trabalho dos componentes do computador e deixá-los mais “confortáveis” para render mais.
O trabalho de um cooler pode ser comparado ao nosso suor, ou seja, suar é um processo de resfriamento do nosso corpo que nos ajuda a manter o equilíbrio das funções vitais. A palavra cooler vem do inglês e significa refrigerador, no seu computador não é diferente, pois o cooler funciona exatamente como tal.

Tipos de coolers
Assim como os componentes dos computadores evoluem, a evolução dos coolers é necessária para acompanhar o aumento da temperatura interna das máquinas. Há basicamente três tipos de coolers, um para cada necessidade.
Air-Cooler O Air-Cooler é o tipo de cooler mais comum e, de longe, o mais utilizado, pois é o mais barato. Ele auxilia as trocas de calor através de uma ventoinha e um pedaço de alumínio ou cobre localizado sobre o processador. Estes dois componentes, ventoinha e metal, auxiliam na dissipação do calor, ou seja, o alumínio “absorve” o calor do interior da máquina e a ventoinha refrigera o metal, desta forma o calor interno é jogado para fora.
Além do baixo custo, o Air-Cooler é o modelo de cooler mais utilizado principalmente pelo fato de a maioria dos computadores ainda não possuírem componentes que causem aquecimento demasiado, conseqüentemente não necessitam de muita refrigeração. É claro que há outros metais que podem compor um Air-Cooler, porém a diferença de custo entre o alumínio e o cobre já é grande, imagine entre outras ligas. Esta diferença de preço se deve ao fato de o alumínio, por exemplo, reter menos calor que alguns metais.
O que e  Cooler
O que é Cooler?
Water Cooler
Depois do Air-Cooler, o segundo sistema de refrigeramento mais utilizado é o Water Cooler. Se comparado ao Air-Cooler o Water Cooler é muito mais eficiente, visto que ele utiliza a água como refrigerador, desta maneira retém calor mais facilmente do que o ar, portanto refrigera mais rápido.
O Water Cooler funciona da mesma forma que um radiador de automóvel e também pode contar com aditivos para aumentar a eficiência. Estes aditivos, chamados de Coolant, são na sua maioria à base de etileno glicol e água deionizada (água sem íons).
O sistema de refrigeração é fechado contendo água e uma bomba que faz com que a água circule por todo o sistema, retendo o calor do interior do PC. Esta água aquecida é bombeada para um radiador e é resfriada por uma ventoinha. A água fria passa novamente, através de tubos, pelo computador, é aquecida e mantém o ciclo.
Este tipo de refrigeração é recomendado para os adeptos do overclock, ou seja, técnica utilizada para forçar o processador a trabalhar mais rápido e, conseqüentemente necessitam de mais eficiência nas trocas de calor.
Cooler Heatpipe
O que e Cooler
Cooler Heatpipe
Há ainda outro tipo de cooler, mas que está um pouco distante da nossa realidade: Cooler Heatpipe. Você sabe como funciona uma geladeira? O Cooler Heatpipe trabalha com a mesma lógica, ou seja, utiliza um fluído refrigerante para resfriar seu PC.
Desta maneira, o fluído entra em ebulição, onde temperatura do computador é maior, e evapora. Então o fluído é refrigerado, condensa e volta para a extremidade que fica próxima ao processador, aquece e inicia um novo ciclo.
Fique frio!
Além de ter um cooler adequado para sua necessidade, há alguns programas que podem ajudar a controlar a temperatura do seu computador. O SpeedFan é um ótimo aplicativo para você controlar a velocidade, temperatura e voltagem do cooler e outros componentes do seu PC. Outra opção é o Everest Ultimate Edition, um sistema profissional de monitoramento e diagnóstico de hardware e software, porém é shareware.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os Principais Dribles do PES 2012

Próxima Dica 1- Drible de velocidade (speed burst) Quando o Jogador estiver parado, (e com um adversário por perto) segure R2 + R1 + LS (LS= Analógico Esquerdo) 2- Driblar Correndo (Bursting run) Correndo drible (com um um adversário por perto) segure R2 + R1 3- Dando Cortada no Goleiro (Kick Cancel) Pressione Circulo (Bola) ou Quadrado e segure X Quando o jogador for chutar a bola, que o jogador dará o corte no goleiro, ou Pressione triangulo ou X e Segure R1 + R2 quando o jogador for chutar a bola que ele também Dará o corte no goleiro.

Condição Física no PES 2012

Próxima Dica Já faz tempo que no PES a condição física dos jogadores influencia muito. No PES 2012 não seria diferente, é necessário olhar as condições física toda vez que você for iniciar uma partida. Entre em Plano de Jogo pressione R1 isso fará com que apareça as setas de indicação do biorritmo dos atletas virtuais. Mesmo um jogador com o potencial do Cristiano Ronaldo, Leonel Messi entre outros pode ter um dia bem ruim.

Configurar Esquemas Táticos do PES 2012

Configurar Esquemas Táticos do PES 2012  Próxima Dica Marcar melhor: Sabe aquele zagueiro que dar bote o tempo inteiro sem ir de uma vez e levar um "drible"? Pois isso também é possível no PES 2012, corra para a frente do cara com a bola, depois segure X + R2 pra marcar e não deixar ele passar, quando fizer isso, SOLTE E SEGURE rapidamente o R2 sem soltar o X (fique atento pra não perder o tempo de bote), seu jogador vai ameaçar o bote até o momento exato em que ele tiver a distância e o tempo de dar um bote certeiro. Fique ligado na bola, quando ela afastar do pé dele você dá o bote. Se o adversário tiver card de VELOCISTA, DRIBLE VELOZ ou MALANDRO, CUIDADO! Use 2 marcadores e nunca dê o bote. Para isso, fique você na cobertura segurando só o R2 e deixe seu segundo marcador dar o bote, porque ele vai levar o "o drible" e você vai recuperar a bola, mas para isso você deve ficar ligado demais. Tem que treinar muito pra se acostumar, porque não é fáci