Android Deixe-o a sua Cara |
Antes das sugestões, é bom entender como instalar todos esses apps: basta abrir o menu de programas e tocar em “Market”. Você pode procurar no Market pelo nome do app, ou seguir os links. E quase todos os apps listados funcionam no Android 1.5 ou superior, com exceção do Google Goggles – ou seja, qualquer smartphone vendido hoje no Brasil pode rodá-los. Às sugestões:
Navegador
Se você veio de um dumbphone, um Windows Phone ou um Nokia, deve achar o navegador do Android o máximo. Mas ele tem algumas coisinhas irritantes, como a transição entre abas. O Dolphin Browsertem uma navegação diferente, na minha opinião melhor, graças a alguns truques: toque e segure em uma área livre da página, e você pode selecionar texto, abrir links em uma nova aba ou regular o zoom; aperte o botão Menu e surgem as opções de adicionar aos favoritos, assinar feed RSS, compartilhar a página e mais. Este navegador ainda tem suporte a temas (procure-os no Market), oferece links para quase todos os serviços do Google e baixa vídeos do YouTube em formato MP4.
Mensagens instantâneas
O Android vem com o Google Talk, que talvez baste se você só usa este serviço. Tipo quase ninguém. Para usar o MSN/WLM, vale a pena baixar um app que acesse várias redes de IM de uma só vez. Meu favorito é o Meebo IM: a configuração é mais simples que de outros apps similares, já que não requer a criação de uma nova conta para agregar os serviços de IM. A interface também é simples, e ele suporta os principais serviços de mensageria (exceto Skype). Como alternativa, temos o Fring – que suporta os principais serviços, inclusive Skype, e suporta ligações por VoIP. Mas ele torna um pouco difícil acessar os serviços de IM. Outra alternativa é o eBuddy, com boa interface e suporte aos principais serviços de IM, mas com o qual eu tive problemas (ele não deslogava da minha conta do Google Talk, e todo mundo achava que eu estava sempre online).
Há diversos clientes de Twitter para Android – nenhum tão bom quanto as alternativas para o iPhone, mas isso talvez seja questão de tempo. Hoje, as melhores alternativas são o Twidroid e o Seesmic. Os dois são bastante competentes e fazem o que um bom cliente de Twitter deve fazer: listam os tweets de forma legível e sem truncá-los, possuem botões para replies e mensagens diretas, e tornam fácil responder a tweets e, claro, tuitar. A diferença fica mais na interface: o Twidroid exibe botões e nomes em azul e seus botões ficam na parte inferior; no Seesmic os botões ficam na parte superior. São pequenas diferenças que farão você escolher entre um ou outro. Menção honrosa ao Swift.
Multimídia
O media player padrão do Android é bem fraquinho – não é possível navegar pelas pastas para selecionar músicas e vídeos, é difícil fazer playlists temporárias, e o player de vídeo é simples demais. Então entra o Meridian: ele tem um gerenciador de arquivos, botões para fácil acesso a vídeos ou letras de música e uma navegação mais rápida no geral. Um ponto negativo é o suporte a codecs: ele roda vídeos em MP4 (H.263/264) e 3GP, entre outros, mas não vídeos em AVI, WMV9, MPEG ou RM. Se você só quer ouvir música, uma boa opção é o Tunewiki, que além de mandar as informações das músicas que você ouviu para o Last.fm, mostra a letra em sincronia com as músicas (nem todas), karaoke-style.
Gerenciador de arquivos
Parece bizarro, mas o Android não vem com um gerenciador de arquivos, e o Astro File Manager é quem melhor cumpre a função. Além de oferecer acesso fácil a seus arquivos, ele tem gerenciador de tarefas, permite enviar arquivos com facilidade via e-mail e ainda faz backup dos seus apps – eu já tive que resetar meu Dext, e isso é crucial, principalmente se você tiver muitos apps (e você vai ter). Para acessar estas funções especiais, basta pressionar a tecla Menu e tocar em Tools.
Gerenciador de tarefas
Uma das coisas a se acostumar no Android é que a maioria dos programas não tem uma opção “fechar”: você simplesmente sai do programa, e ele fica na memória, possivelmente gastando bateria e deixando seu celular mais lento. Com o Advanced Task Killer Free, você fecha os apps abertos, um a um ou todos de uma vez. A interface é simples, com uma lista dos processos abertos e um botão enorme com a palavra KILL em maiúsculas. Você escolhe os processos a serem terminados e toca no botão. É necessário um pouco de tentativa e erro para descobrir quais processos não devem ser fechados (por exemplo, nunca feche o Despertador!), mas você pega rápido a prática. Alguns programas chatos abrem assim que o celular é ligado e não oferecem opção para desabilitar isso. E para fechar programas automaticamente toda vez que a tela do smartphone se apagar, use o Automatic Task Killer. Da mesma forma que no ATK, escolha com cuidado quais processos fechar.
Desinstalador
Você vai explorar o Android Market e baixar dezenas de apps para testar. E com certeza alguns não vão agradar você. O Market não permite desinstalar mais de um programa de uma só vez, e requer que você esteja conectado à internet para desinstalar. Para isso há o App Remover, da Curvefish: você pode selecionar vários programas para eliminar, procurar por nome e organizar por nome e data. Simples e eficaz.
Suíte Office e PDF
Se você não consegue abrir arquivos do Word ou Excel, baixe o Documents to Go. Com ele você pode ver arquivos com extensão .doc, .docx, .xls e .xlsx. A versão paga (US$14,99) suporta visualização de arquivos PDF e apresentações do Powerpoint, além de permitir edição dos arquivos da suíte Office. Mas você não precisa pagar para ver arquivos em PDF: baixe o PDF Viewer, um programa open-source. A renderização é um pouco lenta, mas nada que impeça a leitura, e o app é o melhor visualizador gratuito de PDFs para Android.
Notas e lista de tarefas
O Android não vem com um bloco de notas, mas felizmente há um monte deles no Android Market. Meu preferido é o AK Notepad, que tem notificações e grava as notas no cartão de memória; mas se você quer guardar suas notas na nuvem, use o Gdocs Notepad With Sync. Para lista de tarefas, use o Astrid Task/ToDo List – ele armazena as tarefas localmente e pode sincronizar com o Remember The Milk. O gTasks, por sua vez, sincroniza com o Google Tasks.
Dicionário e tradutor
Hoje a melhor opção para traduzir palavras e frases para o português é o Google Tradutor. Além de traduzir texto entre mais de 52 línguas, o Tradutor ainda pronuncia as palavras (requer download de app gratuito em separado). Uma desvantagem do app do Google é que você precisa estar conectado à internet para que ele funcione. Existem dicionários offline, mas nenhum gratuito traduz para o português. O melhor, na minha opinião, é o ColorDict. Ele tem uma forma um pouco estranha de instalar dicionários: você primeiro instala o programa, depois os dicionários – escolhendo entre línguas como inglês, espanhol e japonês. Você roda o dicionário e ele se instala no cartão de memória, e depois se desinstala da memória do telefone.
Dados 3G
Se você não tem plano de dados ilimitado, precisa saber quanto consumiu enquanto navegava na internet. O NetCounter fica no plano de fundo medindo quantos bytes vieram e foram via 3G e Wi-Fi, e pode ser configurado para avisar quando um determinado limite diário ou mensal foi alcançado – assim fica mais fácil evitar surpresas na próxima conta. E se você quiser desligar o 3G/EDGE/GPRS, para economizar no plano de dados e poupar bateria, use o APNDroid. A interface é simples, ele desliga a conexão de dados rapidamente e ainda tem widget para a tela inicial. (Valeu Zenriq!)
Atalhos
Uma das funções de um smartphone, na minha opinião, é agilizar o acesso a funções mais utilizadas. Esta é a função do AnyCut: praticamente todas as funções do seu celular podem virar um atalho na tela inicial. Seja ajustar uma configuração, enviar uma mensagem ou telefonar para alguém, o AnyCut pode criar um atalho para você na área de trabalho. A interface do programa não é das melhores, e encontrar a função exata dentre todas as disponíveis pode ser na tentativa e erro, mas quando se pega o jeito, seu smartphone fica ainda mais esperto – e você também.
Gerenciamento de bateria
O Locale permite que você configure regras para economizar bateria, desligando o Wi-Fi quando a bateria chegar a certo nível, ou reduzindo o brilho da tela durante certos horários do dia. Ele também pode ser usado para exibir alertas ou alterar o volume do aparelho dependendo de condições como o lugar onde você está. Para checar o nível de bateria, use oBattery Widget, que mostra em porcentagem a carga da sua bateria e permite desligar Wi-Fi, GPS e regular a tela, ou o Battery Left Widget, que estima quanto tempo sua bateria vai durar. E a Rounded Labs oferece diversos widgets, como o Wifi Toggle, GPS Toggle e Bluetooth Toggle, que servem como controles simples das redes às quais seu smartphone pode se conectar.
Bluetooth
Se você quiser se conectar a outros celulares e compartilhar arquivos via Bluetooth, precisa baixar um app no Android, e o Bluetooth File Transfer é o app. Com ele, você compartilha arquivos escolhendo a opção Send via Bluetooth, e pode acessar arquivos de outros celulares de forma relativamente fácil. (Este app não funciona no Samsung Galaxy devido a problemas no firmware do aparelho, e não conheço alternativas para o Bluetooth File Transfer.)
Gravador de voz
O Android não vem com gravador de som. O DroidRecord é um dos melhores gravadores de som gratuitos para Android, com uma interface elegante, alerta para tocar mensagens faladas e geotagging das gravações. Um bom concorrente é o belíssimo Recordoid, cuja interface é a de um gravador de som das antigas, e que permite compartilhar arquivos com facilidade, além de adicionar notas e geotagging à gravação.
Tempo e temperatura
Se você não tem um Android HTC, com sua linda widget de previsão do tempo, vá ao Android Market: há alguns bons apps de clima. O WeatherBug é a melhor opção, com design agradável, condição atual e previsão para os próximos 7 dias, descrição detalhada do tempo e mapa meteorológico, além de contar com widget para a tela inicial. O app The Weather Channel exibe o tempo agora e previsão de hora em hora e para três e dez dias, além de mapas meteorológicos e informações sobre probabilidade de chuva, ventos e sensação térmica. Ele ainda conta com um widget com design sofrível. Outra opção é oAccuWeather: ele exibe a condição atual do tempo, além de previsão para os próximos três dias e acesso rápido ao site deles, mas não oferece widget para a tela inicial. Vale lembrar que os três suportam localização automática por GPS.
Identificação de músicas
Vários dumbphones hoje em dia conseguem identificar música com um programa que grava parte dela e a compara em uma base online. Seu smartphone com Android pode fazer o mesmo com o Shazam: a interface é simples, e basta aproximar seu celular da fonte da música e tocar em “Tag Now”. Depois de reconhecida a música, você pode procurá-la no YouTube. Em testes, ele identificou direito, e na primeira vez, músicas do Guns’n'Roses, U2 e Beyoncé, além de bandas estrangeiras mais obscuras como Good Shoes e Daran et les Chaises, mas tem problemas para reconhecer algumas músicas brasileiras: nos testes, identificou Charlie Brown Jr. mas não entendeu Marisa Monte. Vai entender.
Leitor RSS
Dois apps para Android são bons em ler feeds RSS: NewsRob e NetaShare. O NewsRobtraz seus feeds do Google Reader, e é o melhor da categoria. A interface é bastante simples, é fácil acessar pastas e feeds, e há opção para compartilhar posts em serviços sociais, e-mail e no próprio Google Reader. Ele ainda baixa os feeds para você poder ler mesmo enquanto offline, mas essa sincronização é lenta e consome o seu plano de dados. Por sorte, há uma opção para fazer o download apenas quando estiver dentro de uma rede Wi-Fi.
O NetaShare também se integra ao Greader. A interface é bonita e fica fácil acessar seus feeds e pastas, além de possuir sincronização para ler feeds offline. Ao ler um post, surge na área inferior uma lista horizontal dos posts no feed/pasta, para acesso mais rápido. E você pode tuitar direto do app, e ele anexa o link do post automaticamente. Mas não é possível acessar os feeds que estejam dentro de uma pasta, não é possível gerenciar feeds e compartilhar posts fora do Twitter não é algo trivial.
Na verdade, não consegui me acostumar com nenhum deles: eu prefiro acessar o webapp do Google Reader no navegador. Se você não usa o Google Reader mas quer um app para acompanhar certos feeds, use o tRSSReader ou o AndRead.
Tethering
Você pode usar seu smartphone com Android como modem 3G – basta usar o app gratuitoPDANet. Com ele, você pode acessar a internet a partir do seu computador, tanto 3G como Wi-Fi. Você precisa baixar um programa para seu computador também (que funciona em Windows e Mac). Depois de seguir com cuidado as instruções na instalação do PDANet Desktop, abra o programa no computador. Então conecte seu smartphone via USB, abra o PDANet no Android e toque em “Connect”. Por fim, no seu computador, clique no ícone do programa e selecione “Connect”. Pronto! Depois da primeira vez, é muito fácil fazer tethering no seu smartphone. (O site do desenvolvedor diz que o app suporta tethering via Bluetooth, mas não testamos.) O PDANet é gratuito, mas não acessa sites em ambiente seguro – o Gmail, por exemplo – depois do período de teste.
Para mostrar para os amigos
Estes apps não são exatamente essenciais (você dificilmente vai usá-los todo dia), mas servem para ver do que o Android é capaz – e mostrar para seus amigos, claro. O Layar é um app de realidade aumentada que exibe estabelecimentos comerciais, fotos, vídeos e tweets criados perto de você. Se você usar o Android 1.6 ou superior, com certeza vai querer o Google Goggles também, app de busca por imagens e realidade aumentada sobre o qual já falamos antes. O Google Sky Map também é um app de realidade aumentada que traça um mapa do céu, com estrelas, constelações e planetas, e permite buscar por corpos celestes visíveis da Terra usando informações de GPS e a bússola do seu aparelho. OGmote permite controlar seu computador através do smartphone, como um controle remoto, usando um programa no seu computador (suporta Windows, Linux e Mac) através de sua conexão Wi-Fi doméstica. O Barcode Scanner permite escanear códigos de barras e QR codes de produtos como livros e DVDs, e pesquisá-los na internet. E o Compass é, como diz o nome, uma bússola.
Aqui segue a lista dos apps essenciais Recomendado Pelo OBtudo. Os itens abaixo só funcionam no Android, portanto você tem que acessar do seu Android, Digite o nome Arquivo desejado e baixe direto no seu celular. (cortesia do site Androlib):
Personalizando o Android |
· IM: Meebo IM / Fring
· Twitter: Twidroid / Seesmic / Swift
· Multimídia: Meridian, Tunewiki
· Gerenciador de arquivos: Astro File Manager
· Gerenciador de Tarefas: Advanced Task Killer Free e Automatic Task Killer
· Desinstalador: App Remover
· Suíte Office: Documents to Go
· Leitor de PDF: PDF Viewer
· Notas: AK Notepad / GDocs Notepad With Sync
· Lista de tarefas: Astrid / gTasks
· Tradutor e dicionário: Google Tradutor e ColorDict
· Dados 3G: NetCounter e APNDroid
· Atalhos: AnyCut
· Gerenciamento de energia: Locale
· Duração da bateria: Battery Widget / Battery Left Widget
· Gerenciamento de redes: Wifi Toggle, GPS Toggle e Bluetooth Toggle (da Rounded Labs)
· Bluetooth: Bluetooth File Transfer
· Gravador de som: DroidRecord / Recordoid
· Tempo e temperatura: WeatherBug / The Weather Channel
· Identificação de músicas: Shazam
· Leitor RSS: NewsRob / NetaShare / webapp do Google Reader
· Tethering: PDANet (mais PDANet Desktop para seu computador)
· Outros: Layar, Google Goggles, Google Sky Map, Gmote (mais GmoteServer para seu computador), Barcode Scanner e Compass
Se você não conseguir encontrar o programa pelo link, procure-o pelo nome no Android Market. Se ainda assim não encontrar, visite o site do desenvolvedor.
Se você não conseguir encontrar o programa pelo link, procure-o pelo nome no Android Market. Se ainda assim não encontrar, visite o site do desenvolvedor.
Comentários