terça-feira, 8 de março de 2011

Os Milagres da Boa Água..

O Que Uma Boa Ingestão de Água Faz Por Você.
Que a água é importante para o nosso organismo todo mundo já sabe. Todo mundo já deve ter escutado aquela velha recomendação: Ingerir ao menos dois litros de água por dia.
Mas você saberia responder o porque dessa necessidade?
Primeiramente vale ressaltar que o organismo de um adulto saudável é constituído por cerca de 60% de água, distribuídos entre o líquido extracelular e intracelular. As células metabolicamente ativas do músculo e das vísceras necessitam de uma grande concentração de água para se manterem adequadamente ativos. E a presença de líquido no interior das células também é fundamental para ocorrer diversas reações químicas, necessárias para a manutenção da vida celular.
Embora a água não forneça calorias ela é essencial para a produção de energia, já que nenhuma célula pode funcionar sem água. A maioria das atividades relacionadas a digestão e absorção, exigem que os nutrientes estejam em solução, e a água é fundamental neste processo. Ela também é necessária para a produção de enzimas, saliva e suco gástrico que facilitam a digestão.
Uma boa hidratação também contribui para controlar o inchaço e a retenção de líquidos, muito comum em mulheres durante o período pré menstrual, pois uma ingesta de agua equilibrada ajuda a ativar a circulação, que contribui tanto na melhora da celulite, quanto para carregar o excesso de sódio e outras toxinas (eliminadas na urina), que contribuem para a retenção hídrica.
A água também é capaz de melhorar o aspecto da pele, unhas e cabelo. Melhorar a performance durante a prática de qualquer atividade física, já que os músculos precisam estar rigados afim de evitar cãibras ou contusões.
Um organismo hidratado é um organismos metabolicamente ativo, o que contribui no processo de emagrecimento e para o bom funcionamento do intestino, evitando a constipação intestinal.
Vale ressaltar que o tecido adiposo absorve mais água, por isso as mulheres possuem maior concentração de água em relação aos homens que geneticamente possuem maior proporção de massa muscular do que as mulheres. Com isso indivíduos obesos possuem também uma maior concentração de líquido, devido o excesso de massa corpórea.
Sintomas como perda de apetite, desempenho físico diminuído, esforço aumentado para o trabalho físico, náuseas, dificuldade de concentração, tontura, insônia e função renal deficiente são indícios de que o organismo está sofrendo desidratação. E uma perda de 20% de água corpórea acarreta em morte.
Idosos devem ficar atentos, pois muitas vezes o mecanismos da sede pelo hipotálamo esta reduzido e os sintomas da sede demoram para aparecer, manifestando-se apenas quando o organismo encontra-se num grau de desidratação mais acentuado.
A necessidade de água varia de acordo com as proporções da idade e do sexo. Em geral o cálculo para estimar a ingestão de água é em torno de 40 ml por kg de peso ao dia. No caso de suor excessivo, queimaduras solares, presença de febre, vômito ou diarréia as necessidades de água estão mais elevadas.
Concluímos então, que para um organismo se manter ativo é necessário que as células do nosso corpo estejam funcionando adequadamente e para que isso ocorra a água deve estar presente. Portanto: Hidrata-se!
Não deixe para tomar água somente nos momentos que sentir sede, pois a sede já é o primeiro sintoma que o corpo está sofrendo uma desidratação.

Nenhum comentário: